De uns tempos para cá, as sobrancelhas viraram as protagonistas do universo da beleza e só teve espaço para elas. Foram muitos lançamentos e produtos específicos para o cuidado, correções de falhas e procedimentos estéticos que garantem o resultado super natural. E foi exatamente nesse cenário o start para o sucesso da micropigmentação, um processo que age nas camadas da derme – mas não é uma tatuagem – que tem como objetivo o preenchimento de falhas, mais volume ou até valorizar outros traços do nosso rosto.
A técnica já é sucesso certo mas continua cercada de várias dúvidas, como a durabilidade, como funciona o passo a passo e cuidados necessários são só alguns dos questionamentos de quem quer apostar na micropigmentação. Por isso, nada mais justo do que uma expert no assunto responder todas as nossas perguntas, certo? A Mari Pedrosa, do Salão 1838, é especialista no procedimento e é responsável pelas sobrancelhas de várias celebs. O diferencial fica por conta do efeito extremamente sutil e adequado para cada pessoa. Ah, mas não para por aí: a Mari também realiza a pigmentação nos lábios e outras regiões que precisam de correção. Já quer saber tudo sobre a técnica? É só continuar por aqui:
A micropigmentação é um procedimento estético que permite aplicar pigmentos na derme papilar, ou seja, na camada mais superficial da pele. Essa técnica, por exemplo, pode ser feita fio a fio ou ombré shadow, o que oferece um resultado perfeito e natural. O interessante é que esse protocolo de beleza serve para várias regiões, como sobrancelhas, lábios, contorno dos olhos.
Na tatuagem, a aplicação dos pigmentos acontece em uma camada mais profunda da pele, isto é, na derme, por esse motivo é procedimento “definitivo”.
A micropigmentação é indicada para qualquer pessoa que queira valorizar e realçar a beleza natural do rosto com procedimentos para sobrancelhas, lábios e contorno dos olhos, por exemplo.
A micropigmentação não é indicada para pessoas com diabetes, câncer, gestantes ou lactantes.
Existe uma infinidade de tons para realizar o procedimento de micropigmentação. Também é possível fazer combinações de cores até chegar à cor perfeita para cada pessoa. A definição é com base na cor da pele, dos fios da sobrancelha, sempre deixando o mais natural possível. No dia da realização do procedimento, é comum a tonalidade ficar mais forte, mas, com o passar o período de cicatrização, a região tende a clarear de 30% a 50%, deixando um aspecto natural impecável.
Antes de iniciar o procedimento, é feito um desenho ideal de acordo com o rosto do cliente, utilizando algumas técnicas de visagismo e medidas específicas para cada caso. Para sobrancelhas, por exemplo, é necessário analisar a cor da pele e do pelo para escolher a tonalidade ideal do pigmento. No caso dos lábios, é necessário analisar o tom da pele, e, nos olhos, utilizamos tons marrons e pretos.
Se fizer o procedimento nos lábios, recomendo manter a região bem hidratada para ajudar no processo de cicatrização. Nas sobrancelhas, não indico fazer a técnica na mesma semana que realizar peeling ou laser, pois o rosto estará mais sensível.
A primeira manutenção é feita após 30 dias da realização do procedimento e, depois, uma vez ao ano.
Durante o processo de cicatrização, não pode utilizar maquiagem ou qualquer produto na região pigmentada.
As únicas diferenças são a técnica de aplicação e as cores utilizadas.
Normalmente, quem procura a micropigmentação nesta região são pessoas com lábios pálidos que desejam conquistar uma cor bonita e saudável, além dos casos de correções, como lábio leporino, cicatriz e acromias.
Manter os lábios sempre hidratados e, pós-procedimento, não manipular e utilizar pomada cicatrizante.
A micropigmentação não é um procedimento agressivo, mas é importante ser feita por um profissional qualificado, pois é preciso ter atenção aos produtos e materiais utilizados, na escolha do tom ideal para cada tipo de pessoa e na aplicação da técnica à pele.
Dificilmente. São raros os casos de alergia.
Mas se você ainda está tomando coragem para apostar na micropigmentação, vale dar o truque com maquiagem e produtos específicos para a sobrancelha. As sombras são mais naturais e perfeitas para o dia a dia, já os lápis, preenchem falhas maiores.