HM / Como você define sua vida antes e depois da maquiagem?
ALEX CARDOSO / Desde a infância sempre gostei bastante de pintar. Nunca fui um mau aluno, mas nas aulas de artes sempre tirava 10 (risos). Porém, fui deixando de lado o gosto por arte e trilhando o caminho do “preciso fazer algo que dê dinheiro”. Mas a vida sempre nos traz de volta para onde realmente devemos estar. Aos 22 anos resolvi fazer um curso de maquiagem e, desde então, minha vida passou a ter mais cor, literalmente.
Quando você percebeu que os pincéis transformariam a sua vida?
Sou formado em marketing, mas a maquiagem é minha verdadeira profissão. Quando comecei a trabalhar com isso, fazia frilas nos finais de semana – em uma agência de maquiadores do Carlos Carrasco, que havia me convidado para integrar o casting de sua agência. Eu o conheci durante uma entrevista para meu trabalho de conclusão no curso de maquiagem. Trabalhava lá aos finais de semana e, durante a semana, era gerente comercial em uma empresa de traduções. Depois de 7 meses agenciado, o Carrasco me chamou e disse que eu precisava decidir o que eu queria para a minha vida profissional. Ao mesmo tempo, a direção da empresa onde eu trabalhava também me deu um ultimato. Foi então que tive que fazer uma escolha. E com muita insegurança, mas muita vontade, optei por ser maquiador. E hoje sei que foi a melhor decisão que tomei.
Onde você foi buscar conhecimento técnico para aprimorar seu talento? Onde realizou seu primeiro curso?
Meu primeiro curso de maquiagem foi no SENAC, há 12 anos. Era uma das poucas escolas de maquiagem em São Paulo. Depois, já atuando no mercado, fui estudar visagismo pelo Instituto do Phillip Hallawel. Além disso, me especializei em air brush e maquiagem HD pela empresa alemã Kryolan; e z de cursos de especialização em embelezamento do olhar, como designer de sobrancelhas e micropigmentação. Em maquiagem já fiz curso em NY com a Denise Markey (que foi assistente do François NARS por 14 anos e mestra em peles perfeitas) e com Kevin Bennet (ganhador de vários Grammys e especialista em make de beleza). E, mais recentemente, estudei com Joe Dulude II (responsável, pela caracterização de vários musicais da Broadway). Mas sempre estou assistindo curso dos meus amigos maquiadores/professores na Escola Madre.
Como você enxerga a evolução profissional dos maquiadores nos últimos 10 anos? O que mudou?
É notória a evolução da maquiagem nestes últimos 10 anos no Brasil. Hoje os profissionais estão mais abertos ao estudo, aprimorando seus conhecimentos para desenvolverem suas próprias técnicas. Não ficam somente no quesito “Eu tenho talento, sou autodidata…” Sempre digo aos meus alunos: o talento precisa ser aprimorado, sempre – principalmente em aulas presenciais, para que você possa ser desenvolvido por um professor/instrutor. Tutoriais de internet não formam maquiadores profissionais de verdade. Com esse desenvolvimento de novos profissionais, as marcas nacionais se desenvolveram muito em qualidade e novos produtos surgiram. Com isso, o mercado internacional de beleza se voltou para o Brasil, favorecendo a vinda de muitas marcas incríveis para nosso país e facilitando o acesso a produtos de alta qualidade.
O que não pode faltar em sua maleta ou bancada de trabalho?
Água Micelar, hidratante, corretivo, máscara para cílios e batom cor de boca.
A sua vida mudou muito depois de ter participado do Prêmio Avon de Maquiagem e ter vencido uma das categorias?
Completamente! Ganhar o prêmio me deu visibilidade no mercado e me impulsionou para um grande crescimento profissional. Posso definir minha carreira claramente antes e depois no Prêmio.
Qual foi o fato mais inusitado da sua carreira?
Eu estava no Sul do país com uma amiga, Val Drummond, indo para uma day party que ela estava promovendo. Quando saímos do hotel passamos pela piscina e, de repente, cruzamos com a Alessandra Ambrósio que nos cumprimentou e elogiou o make e hair da Valentina! Perguntou até quem tinha feito. A Val nos apresentou e a Alessandra me chamou para fazer sua beleza para a festa que ela promove no final do ano, em Florianópolis. Para mim foi o mais inusitado e inesperado!
Alguns maquiadores estão muito focados em moda e nas grandes tendências de cores. Você no seu dia a dia profissional acredita que é preciso mostrar para as clientes o que está sendo utilizado, ou ainda acredita que a boa consultoria da cliente, analisando sua personalidade é o melhor formato de obter um resultado incrível?
Estar antenado com as macro tendências é fundamental para o desenvolvimento do trabalho do maquiador. Porém, ele precisa filtrar o que é interessante e usual para a cliente do dia a dia. Costumo apresentar para minhas clientes o que é trend e de que forma essa tendência combina com ela.
O que um maquiador nunca deve fazer com suas clientes?
O que ela não deseja. Ouço de muitas clientes que a maior insatisfação é ir a um profissional e ele não ouvir o que ela quer. Além de maquiadores, somos consultores de beleza e não impositores de nossas preferências pessoais. Se ela deseja um delineador, mas você acha que ela fica melhor de olhos esfumados, sugira. Mas se ela desejar o delineador mesmo assim, faço o delineador da melhor forma possível, para que seja o delineado mais lindo que ela já usou na vida.
Qual grande conselho você deixaria para as pessoas que estão entrando na profissão ou sonham ser maquiadores profissionais?
Estudar sempre! Aprimorar o conhecimento é o que nos move para o futuro e nos dá habilidade, segurança e precisão para executar bem o trabalho.
A chegada da HM mudou algo na sua vida ou no dia a dia profissional? Ela é uma nova fonte de inspiração para você?
Com certeza! A HM trouxe um novo conceito para o mercado de publicações de beleza. Com uma linguagem atual, traz informação ao profissional de uma forma objetiva e contemporânea. Adoro as imagens e qualidade da impressão. É top!