Os números comprovam: é cada vez maior o número de mulheres que investem no segmento de beleza. Quer ter sucesso? Veja os conselhos de Lucinha Mauro, a idealizadora da rede de salões 1838.
Cada vez mais mulheres têm se lançado como empreendedoras no país. Nos últimos quatorze anos, o número de empresárias subiu 34%, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2014, o país tinha 7,9 milhões de empresárias.
Outro dado interessante é o levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que é a principal pesquisadora de empreendedorismo do mundo. Seu último estudo aponta que, em 2014, 51,2% dos empreendedores que iniciam negócios são mulheres, o que contribui para o aumento da autonomia financeira das mulheres.
É neste cenário que se destacam empresárias como Lucinha Mauro, nome por trás de uma das redes de salões paulistanos de maior sucesso nos últimos anos, a 1838. Com duas unidades, Estados Unidos e Jardim América, dois bairros nobres de São Paulo, o empreendimento é referência em atendimento e procedimentos com padrões internacionais, com equipes de especialistas que oferecem mais de 50 tipos de serviços.
A seguir, a própria Lucinha dá dicas para mulheres que, como ela, querem empreender no segmento de beleza.
Confira!
1 – Antes de abrir o próprio negócio, é importante você fazer um business plan (um plano de negócios, literalmente) para entender qual é o real custo de uma empresa, a rentabilidade do salão, como funciona a comissão, a legislação, os impostos e, claro, seu público-alvo.
2 – Se tiver pouco capital para inaugurar a empresa e quiser recorrer a empréstimos bancários, tenha cautela. O melhor é pesquisar muito e buscar sempre as melhores taxas e as melhores formas de pagamento.
3 – Se você precisar de sócios, é importante buscar alguém com os mesmos valores que os seus para garantir o sucesso e, principalmente, a saúde do negócio.
4 – Entender que a cultura de uma empresa de beleza é totalmente diferente de outros setores, e que a área de beleza tem uma gestão muito mais emocional que racional, foram os meus maiores desafios. Pense nisso também e estude todas as particularidades desse segmento.
5 – Tenha uma gestão participativa sempre. Iniciativa é a primordial.
6 – Uma equipe integrada pode ajudá-la a obter resultados interessantes, por isso sempre tenha as pessoas certas ao seu lado e com os mesmos valores que o seu.
7 – É importante lembrar sempre que ter uma empresa não é só glamour. Você terá muito trabalho pela frente, pois o sucesso do negócio dependerá diretamente do seu esforço e dos seus funcionários.
8 – Busque sempre um diferencial. Hoje, a concorrência é grande no mercado. Por isso você precisa oferecer serviços de qualidade, personalidade e até exclusivos. Isso só é possível oferecendo treinamento para seus funcionários e incentivando-os a buscar crescimento profissional.
9 – Ter equilíbrio emocional e manter um bom relacionamento com funcionários é um quesito de ouro para ter sucesso.
10 – Independente do tamanho da empresa, você precisará ter uma visão fora da caixa para pensar como uma grande empresa.
11 – É importante dar liberdade ao profissional para que ele possa mostrar seu estilo, respeitando os valores da empresa.
12 – Para avaliar a qualidade do atendimento e serviços no salão, contrate uma cliente oculta para você entender melhor o funcionamento do seu negócio e manter um padrão de satisfação entre os clientes.
13 – Ser tiver algum problema, não procure culpados, resolva você mesmo!
14 – Fique sempre antenado com as tendências do mercado, respeitando os desejos e as necessidades de cada cliente.